História da Língua Portuguesa

Title.

Name:
Anderli Santos, Giancarlo Silva, Gisele Sousa, Fátima Marry, Jéssica de Santana, Moises Morais, Nathalie Queiroz e Ramon Santana.
Email:
gian-warewolf@uol.com.br

Comment:
Segundo o mito bíblico sobre a origem do mundo, as coisas surgiram a partir da linguagem, tudo veio a existir através da fala. No vídeo “Historia da Língua da Língua Portuguesa, narrada pela atriz Fernanda Montenegro, postado no youtube em 14 de Outubro de 2007, por Natiphoela, a discussão se debruça sobre a importância da linguagem para atribuir sentido a existência às coisas que estão a nossa volta.

O vídeo aponta que a linguagem nasceu com o universo, que não existi humanidade sem língua e através dela podemos escapar do presente e planejar o futuro, afirmar e negar as coisas, embelezar e tornar feio, amar e magoa. 

A narração acrescenta sobre a história da Língua Portuguesa, seu processo de surgimento através do latim e sua expansão pelo mundo e em especial no Brasil, onde milhares de brasileiros se comunicam, expressam sentimentos pela sua língua materna. O vídeo ressalta que a língua é a identidade de um povo, por isso os brasileiros não são apenas conhecidos pelo samba, futebol e paisagens exóticas, mas pela sua expressão lingüística singular de ver e falar das coisas. 



Name: Alecia Nunes, Ana Carla, Dilma Dias, Joseane Santos, Luciana Nascimento, Moises Carneiro, Moises Fiuza.
Email: mousahrt@hotmail.com
Comments:
No vídeo “História da língua portuguesa” narrado por Fernanda Montenegro, o expectador faz uma viagem através dos tempos para entender o surgimento e a evolução das línguas, especificamente, a língua portuguesa. O filme apresenta as várias influências que a língua adquiriu ao longo dos tempos, e que continua absorvendo, pelo fato da língua possuir uma constante capacidade de transformação e conservação, dependendo do seu uso e desuso. O vídeo nos apresenta também as várias formas existentes de comunicação que o homem adquiriu, ao longo dos anos em diferentes partes do mundo. Embora não se saiba como elas surgiram, daí a necessidade dos estudos etimológicos, o fato é que as línguas são importantes para a comunicação entre as diferentes nações, pois a língua é o indicativo com o maior grau de representação da identidade de um povo e é capaz de ajudar a organizar e a determinar os valores e costumes de um determinado grupo social.
Nota-se no vídeo, e no cotidiano, que a língua, além da sua capacidade metamorfósica, interage socialmente e agrega valores da língua em uso ao seu léxico de uma forma dinâmica e surpreendente, basta analisar os registros históricos do léxico do nosso Português, que tem um crescente e contínuo enriquecimento e um dos sistemas sintáticos mais complexos, para a comprovação da sua intrínseca metamorfose e fácil interação .
O fato positivo do filme é a percepção de que, a língua portuguesa consegue envolver em suas interações, razões e emoções, através da sua criatividade, assim como a magia de um livro que se dá pela alma criativa do autor ao expressar em suas obras, através de seus personagens, seus pensamentos, suas prosas e versos, um impulsionador que culmina em um elo entre a alma receptiva e acolhedora do leitor com os pensamentos do escritor, o que resulta numa relação de total aceitação das ideias escritas ou numa crítica e/ou ironia formulada pelas trocas de pensamentos de todos envolvidos pela língua, seja ela escrita ou falada.
Name
Alessandra, Barbara, Erica, Eunice, Jaqueleide, Janira, Liane, Mauricio, Milena
Email
ericafsil@hotmail.com

Comment
Comentário Reflexivo sobre o vídeo História da Língua Portuguesa, narrado por Fernanda Monte Negro No vídeo, ouvimos uma abordagem intrigante sobre a origem da linguagem humana. No começo, apenas gritos, choros, sussurros, desenhos em parede, depois o estabelecimento da linguagem oral. Na verdade é colocado em evidência que a linguagem é o que diferencia os seres humanos dos outros animais. A narrativa ressalta que como as línguas nasceram, não se sabe ao certo, no entanto sabe-se que hoje ela não é apenas uma das manifestações da linguagem ou um código que é estabelecido entre falantes de uma mesma comunidade, mas é um dos principais aspectos para a expressão da cultura, com seus valores, tradições de um povo. Percebemos as grandes mudanças porque passaram as línguas e, em especial a Língua Portuguesa, com toda a sua mescla de povos bem distintos um do outro. No entanto, o importante aqui é fazermos referência que cada estágio por que passou a Língua Portuguesa até chegar à contemporaneidade, serviu e serve como identidade, como um veículo transmissor de uma história construída a partir de um discurso. Equipe Português Moderno



Name
Jamile Lima
Email
jamilelima@click21.com.br

Comment

No vídeo “História da Língua Portuguesa”, narrado por Fernanda Montenegro, discute-se a formação e a importância da nossa língua. Traça-se um panorama desde o seu possível surgimento até as influências que incorreram (culminaram) na Língua Portuguesa que conhecemos nos dias atuais. A narradora, durante o vídeo, levanta uma série de questões e apresenta tantas outras constatações que nos fazem pensar, refletir, ver a língua/linguagem como atributo da humanidade, como algo que dá sentido e significado a quem somos, pensamos e fazemos. Um dos dados trazidos é que atualmente a língua portuguesa conta com mais de 200 milhões de falantes, a maioria dos quais se encontram no Brasil e ainda acrescenta que como constituinte da cultura, a língua organiza crenças e costumes, valores e comportamentos. Com isso, as línguas que se formaram nos quatro cantos do mundo, foram tomando a forma do seu povo (já que é reflexo desse, acreditamos) e se distiguindo umas das outras pela sonoridade, timbres e pelos modos de organizar as palavras. Através das influências de outros povos (indígenas, africanos, imigrantes europeus), seus encontros e desencontros, o português (brasileiro) se realiza como língua única, original e que “continua a reinventar-se todos os dias nos ritmos, ritos, poesia e canções.” Para concluir, a narradora nos apresenta uma constatação muito interessante e que vale a pena ser transcrita: “Pensamos, sentimos, criamos em português [...] e é com essa língua que afirmamos e expressamos nossa identidade”, posto que a língua é o retrato mais profundo de uma pátria. Equipe Português Arcaico.





Name

Emile, Flor, Lívia, Liviane, Marcos, Vânia, Vinicius
Email
flor.cafe@gmail.com

Comment: VÍDEO – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA na voz de Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro “emprestou” a sua bela voz para que pudéssemos entender um pouco mais sobre o surgimento e as mudanças que ocorreram com a Língua Portuguesa. Este vídeo, além de representar a ilustração de tudo àquilo que vimos em sala de aula durante a primeira unidade, é também um incrível objeto de pesquisa para os interessados e curiosos sobre a História da Língua Portuguesa. Para nós, que fomos incumbidos de escrever um artigo de opinião e apresentar um seminário, a visualização desse texto representa mais uma fonte de conhecimento e poder de argumentação. A linguagem é simples, a narrativa é brilhante e a história que é contada retrata boa parte do que os nossos ancestrais tiveram de viver para que hoje nós possamos ter a Língua Portuguesa como idioma materno.